quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

QUANDO O PASSADO DESPERTA DO SEU SONO

"A era pioneira da Arqueologia já passou. Entretanto, seria um erro presumir que as tarefas da Arqueologia diminuiram mercê da riqueza de consecuções já obtidas. Novos desenvolvimentos da Ciência enriqueceram o aparelhamento e os métodos dos arqueólogos. A pá talvez continue sendo o símbolo do escavador; mas a Arqueologia moderna também se utiliza de aviões, equipamentos de mergulho e até da Física Atômica"

(C.W. Ceram)

Nesta impressionante foto AFP, vemos a proa submersa do Titanic, o colosso da indústria naval britânica que afundou na sua viagem inaugural em 1912 ao colidir com um iceberg no Atlântico Norte, matando 1513 passageiros naquele que foi considerado o maior desastre naval da História contemporânea. O misterioso mar guarda certamente muitos dos seus segredos e o novo ramo da moderna Arqueologia Submarina já começa a manifestar o seu interesse nesse campo muito vasto e promissor. Segundo a UNESCO, existem cerca de 3 milhões de navios conhecidos naufragados pelos vários oceanos do planeta, além de inúmeras cidades que foram tragadas pela fúria do mar - tal como Port Royal, Jamaica, desaparecida em 1692.

Aqui, um mergulhador examina os destroços de um navio submerso que foi pertencente à frota do Imperador francês Napoleão Bonaparte. (FOTO: Reuters)

Nesta outra foto (AP), vemos mergulhadores resgatando uma ânfora submersa em perfeito estado de conservação, cuja antigüidade foi estimada em 900 anos! Contudo, coisas muito mais antigas aguardam ainda pelos seus intrépidos desbravadores.....

Aqui você vê uma reprodução aproximada daquilo que teria sido o famoso Farol de Alexandria, Egito, a Sétima Maravilha do Mundo e, depois da Grande Pirâmide de Gizé, considerada a segunda mais alta construção do mundo antigo! Obra do genial arquiteto Sóstrato de Cnido e concluída por volta do ano 280, atingia a altura de 120 metros e era todo revestido de mármore grego com elementos decorativos em bronze. No topo dessa colossal estrutura queimava à noite uma grande chama que indicava aos navegantes, a milhas de distância, a direção do porto. Toda a antiga cidade de Alexandria foi tragada pelo mar em fúria, após um violento terromoto ocorrido no ano 798, sepultando nas profundezas imensos e inestimáveis tesouros arqueológicos que somente agora começam a ser descobertos!

Aqui, um outro mergulhador examina uma placa contendo inscrições hieroglíficas, precisamente nas ruínas submersas de Alexandria. (FOTO: Reuters)

Ainda neste vasto sítio arqueológico de Alexandria, o arqueólogo se defronta com uma esfinge submersa. As buscas incluem o fabuloso palácio de Cleópatra, cujos supostos vestígios estão há dois anos sendo explorados pelo pesquisador francês Frank Goddio. Este arqueólogo, por sinal, foi o descobridor das ruínas submersas da antiga cidade egípcia de Heracliom, erguida durante a ocupação greco-romana, a qual era considerada "uma simples lenda" e cuja antigüidade foi estimada em mais de 2 mil anos!

Também no Mar Mediterrâneo, e ainda na região do Egito, a Arqueologia Submarina encontra inúmeras surpresas - tal como esta cabeça de uma estátua muito mais antiga e originária do Século VI Antes de Cristo! (FOTO: Reuters). Nos oceanos do mundo inteiro existem tesouros além de qualquer imaginação. Somente nas costas brasileiras existem desde as mais remotas épocas históricas nada menos que 11 mil navio naufragados, além de várias ruínas de antigas cidades supostamente "indígenas", as quais se devidamente exploradas poderão trazer à luz espantosas revelações no que tange à desde muito suspeitada existência de evoluídas civilizações..... No mais remoto, distante e esquecido passado deste pequeno planeta!

Sim, o maravilhoso reino azul do antigo Deus Poseidon guarda os seus segredos, as suas magias, seus sortilégios. Muita coisa ainda resta a descobrir para além, para muito além, do limitado e restrito território onde se situa e reside a sempre conformista e estática História clássica. Nesse reino ainda desconhecido e ainda muito pouco explorado dormem nas suas profundezas as ruínas dos perdidos continentes da Lemúria, da Atlântida (também consideradas como "simples lendas") e quem sabe muitos outros cujas existências nem sequer podemos visualizar mesmo nos nossos sonhos mais ousados. Nós, os que buscam a verdade, somos no entanto pacientes, muito pacientes..... Até porque não está mesmo escrito que Tudo será no seu devido tempo?

Nenhum comentário: